O Direito Civil é o ramo do direito privado que trata das normas que regulam os direitos e obrigações das pessoas físicas e jurídicas nas suas relações patrimoniais, familiares e obrigacionais.
O Direito do Consumidor é o ramo do direito que lida com as relações jurídicas entre fornecedores de bens e serviços e seus consumidores, ou seja, versa sobre as relações de consumo.
O Direito Criminal ou Direito Penal é o ramo do direito que regula o exercício do poder punitivo do Estado, tendo como pressuposto os delitos e como consequência as penas.
O Direito Empresarial é o ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de “empresa”, sendo um ramo especial de direito privado.
O Direito de Família e Sucessões é o ramo do direito civil que trata das normas que regulam as relações familiares e as obrigações originadas destas relações.
O Direito Previdenciário é o ramo do direito público que trata das normas que regulam questões voltadas à seguridade social e, por consequência, à previdência social.
O Direito do Trabalho é o ramo do direito privado que trata das normas que regulam as relações de trabalho.
O Direito Tributário é o ramo do direito público que trata das normas que regulam a cobrança de tributos pelo Estado das pessoas naturais e jurídicas.